Perguntas & Respostas sobre CIPA

Pergunta envida por um de TST

Estou com um funcionário na empresa que vem sistematicamente colocando atestados na empresa, trabalha dois dias e 05 de atestado, trabalha mais 01 e mais atestado, visivelmente se vê que estes atestados são sem fundamentos (melhor dizendo - na sacanagem) o problema que esse individuo é Membro Suplente indicado dos Empregados, com muito custo e após uma boa conversa no dia 10 consegui dele a carta renuncia da CIPA, porém não me atendei que a mesma deveria ser de próprio punho (embora não me lembre de ter lido nada com relação a isso), a carta então foi digitada por mim, ele leu eu expliquei para ele e ele assinou. A pergunta é: Mesmo protocolando ela no MtB ela não possui validade e/ou veracidade? - uma outra maneira (talves mais concreta e certa de retira-lo da CIPA, é que o mesmo não comparece as reuniões da CIPA, devo ter as 4 ATAS consecutivas de sua ausencia, o que perante a NR-05 (04 reuniões consecutivas o membro perde o mandato), indo então por esse lado, qual procedimento que devo fazer de modo que no futuro a empresa não venha ter problema com essa demissão?.
De um profissional de SST

 
Boa Trade sou recem formado como técnico de segurança e estou com uma dúvida , queria saber qual é o procedimento de eleição pois aqui na empresa que eu trabalho passmos do prazo de 60 diaa antes do terminio do mandato em curso para dar inicio ao processo eleitoral e agora como faço para dar inico ao processo eleitoral da cipa apos ter tido a ultima reunião.
 
 
ola boa tarde goste muito do guia de segurança 2011
mas estou com uma duvida, não seguir as datas estabelicidas pela norma para o processo eleitoral da cipa aqui da empresa, como devo fazer a partir de agora, já tivemos a ultima reunião e agora vamos entrar no processo eleitoral.

 
Tenho algumas duvidas quanto a CIPA. Por exemplo, uma empresa que vai iniciar a
CIPA em primeiro mandato, quando devo começar os processos para implantar a CIPA
na empresa? Pois a Norma Regulamentadora 05 especifica datas para formar a
comissão eleitoral, divulgação, comunicar o sindicato e data para protocolizar
documentações na unidade descentralizada do Ministério do Trabalho. Sendo que
não há na norma uma data determinada. Como vou saber que dia posso iniciar os
trabalho?
 
 
 

 


O Portal CIPA Suporte chegou com o objetivo de auxiliar tecnicamente profissionais e estudantes da área de SST no tocante ao tema CIPA. Aproveite e envie todas as suas dúvidas para tecnico@segurancanotrabalho.eng.br. As perguntas e respostas serão postadas nesse espaço, em breve!

Não perca tempo e participe!